sábado, 19 de dezembro de 2009

Episódios do Pokémon Censurados

Beleza e a praia

"Feriado em Acapulco" é um episódio em que o personagem James da Equipe Rocket se produz de mulher para poder participar de um concurso de biquínis que está acontecendo na praia. A cena foi considerada estipulação de um termo sexual apelativo, porque os seios de James estavam volumosos demais. Depois o episódio teve sua exibição permitida, porém apenas no Kids' WB no dia 24 de junho de 2000 e não foi traduzido porque o consideraram um episódio muito curto.

Tentacool e Tentacruel

No episódio de número 19, intitulado , "Tentacool e Tentacruel", o pokémon Tentacruel aparece demolindo torres com seus tentáculos (aparece um flash na abertura). Isso lembrava o ataque de 11 de Setembro de 2001, por isso os americanos o baniram. Dizem ainda que censuraram o episódio porque nele a personagem Nastina usa uma arma. Continua banido somente no Kids' WB, o episódio ainda é exibido no Cartoon Network dos Estados Unidos e em vários países, como o Brasil.

A torre do terror

O episódio 23, "Torre Pokémon: Eu peguei um", foi banido porque o título do episódio lembrava o ataque de 11 de Setembro de 2001 , por isso os americanos o baniram. Encontra-se banido somente no Kids' WB, o episódio ainda é exibido no Cartoon Network dos Estados Unidos e em vários países, como o Brasil. Além disso, poderá ter seu título alterado para voltar à exibição.

A lenda de Dratini

No episódio 35, "A lenda de Dratini", o uso de armas de fogo foi considerado abusivo e tratado de forma irresponsável e também há nele uma cena em que Meowth aparece com um bigode igual ao de Adolf Hitler. Um dos principais pontos contra sua exibição foi a crescente onda de crianças levarem armas para o colégio para exibirem aos seus colegas, ocasionando morte . Também foi nesse episódio que Ash capturou 30 Tauros, por isso muitas pessoas não entendem porque Ash tem Tauros, por causa do banimento deste episódio.

O soldado elétrico Porygon

O conhecido episódio 38 da série, "O soldado elétrico Porygon", que deixou Pokemon famoso no mundo inteiro após sua exibição, foi banido inclusive no próprio Japão. Ash e seus amigos, estão com um Porygon em uma espécie de espaço cibernético e Pikachu usa o Choque do Trovão para explodir alguns mísseis. Para fazer a explosão juntamente com o Choque do Trovão, foi usado por diversas vezes um efeito em que a tela piscava em vermelho e azul a uma freqüência de 12 Hz durante 4 segundos. Vários telespectadores passaram mal, tiveram visão manchada, dores de cabeça, tonturas e náuseas. E centenas de pessoas (375 meninos e 310 meninas) tiveram ataques epiléticos, convulsões e perda de consciência. Uma das crianças ficou internada em um hospital por cerca de três semanas. Porygon nunca mais apareceu no anime, somente no "Quem é esse Pokémon?" do episódio número 39, nos jogos e nos filmes "Pokémon 4: Viajantes do Tempo" e "Pokémon 5: Hérois - Latias e Latios" e sua evolução, Porygon2, nem sequer teve uma aparição no anime, somente apareceu nos jogos. O episódio continua banido, porém ainda é considerado o mais popular episódio da série no Japão devido ao ocorrido. Apenas versões japonesas do episódio podem ser encontradas, porém ainda é recomendável não assistir ao mesmo caso você tenha sensibilidade à luzes.

Feriado à la Jynx

O episódio 65, "Feriado à la Jynx". teve sua exibição proibida pois nele aparece o Pokémon Jynx e sua aparência original — pele escura, lábios exagerados e cabelos claros — foi consideradara um esteriótipo racista pelo Carole Boston Weatherford , que publicou um artigo sobre sua aparência. Após isso, Jynx foi redesenhada e agora tem a pele roxa, mas, ocasionalmente, episódios com sua participação não vão ao ar completamente. O episódio encontra-se banido nos Estados Unidos, onde já foi exibido. Porém, no Reino Unido esse episódio não é banido. Vai ao ar no Cartoon Network do país, onde o episódio é passado fora da ordem correta de episódios. O episódio já foi exibido em vários países, como o Brasil.

Caverna de Gelo

O episódio de número 252 da quinta temporada do anime foi banido porque durante a travessia da Caverna de Gelo, Brock fica com febre e então um Jynx cuida dele. Durante a febre, o taradinho tem uma alucinação e pensa que a Jynx é a enfermeira Joy. Atiradinho, ele não perde e beija o Pokémon.Os americanos acharam a cena de um beijo entre um humano e um Pokémon muito forte e por isso decidiram banir o episódio.

Batalha na Ilha do Tremor! Barboach vs. Whiscash

O episódio 377, "Batalha na Ilha do Tremor! Barboach vs. Wishcash", é o primeiro a não ser exibido no Japão. Neste episódio acontece um terremoto causado por um Whiscash na ilha onde estão Ash e seus amigos. O episódio iria ao ar no Japão no dia 4 de novembro de 2004, mas foi banido porque o terremoto do episódio se assemelha com o Terremoto de Chuetsu de 2004, que ocorreu no Japão no dia 23 de outubro de 2004 (a proibição da exibição do episódio foi uma demonstração de respeito às vítimas). Ainda encontra-se banido, mas poderá ser liberado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário